Sementes Presidente promove evento sobre projeto de Integração LPF
As Sementes Presidente reuniu produtores rurais, cooperativas, distribuidores e empresários de diversas regiões do país para participarem de visitas no campo e palestras com engenheiros agrônomos sobre o Projeto “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta”, que é promovido pela Embrapa. O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de maio, nas fazendas da região de Rancharia e Bataguassu.
O objetivo da ação foi proporcionar aos produtores o contato direto com propriedades que utilizam o sistema de integração e já colhem resultados. Ainda foi possível tirar dúvida com profissionais agrônomos, “através das visitas os participantes conheceram de perto o que é o manejo, esclareceram dúvidas de como é possível potencializar a produção de uma propriedade e viram na prática os resultados colhidos”, explica Marcelo Maehara, Diretor Comercial das Sementes Presidente.
De acordo com o engenheiro agrônomo Neimar Rotta Nagano, que guiou e orientou o grupo, o sistema de Integração é uma tecnologia que muitos ainda têm receio em implantar. “E na verdade o manejo tem inúmeros benefícios: ele respeita as características do local do solo, trabalha com o plantio direto e mantém os resíduos orgânicos ali. O sistema é excelente para a fase mais crítica da lavoura e pecuária, ou seja, tanto em época de chuva quanto nos períodos de seca e baixa produção”.
Para o empresário de Chapão do Sul/ MS, Paulo Cesar Matsumoto, que iniciou o processo de integração com lavoura há dois anos, o encontro possibilitou troca de informações. “Eu vim em busca de mais orientações sobre este sistema e já pude ver os resultados que ele promove”, disse Matsumoto.
Para quem não era familiarizado com o sistema, como o caso do empresário Emerson Camargo Lima de Rondônia, foi uma oportunidade de vislumbrar novas oportunidades. “Nunca tinha me aprofundado no assunto Integração lavoura, pecuária e floresta. Vim em busca de informações e mais conhecimentos para iniciar um projeto no meu estado”’, conta.